Segurança do paciente é segurança na saúde

* Por Daniela Fonseca

Quando a pandemia começou, lá trás, em março, fiz um vídeo de desabafo. Estava preocupada com o que aconteceria com o mundo, com os pacientes, com os sistemas de saúde e, sobretudo, com os profissionais de saúde. Me incluindo nessa. Porque sabia que nós estaríamos na linha de frente da batalha, enfrentando escassez de recursos, descaso de governos, medo, insegurança, morte.

A guerra ainda não acabou. Olho os números e penso: quantas pessoas que se foram. Isso não pode ser normal. Foram vidas perdidas e gente que não pode se despedir direito de seus amores. São muitas pessoas com sequelas graves deixadas pelo coronavírus. Sem contar as consequências da falta de tratamento para outras doenças, que ficaram negligenciadas em meio ao caos. Estamos aprendendo ainda. Temos um caminho longo pela frente, mas acabamos nos acostumando com os números de mortos, com o novo normal que não é normal, com as dificuldades.

Hoje é o Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro. Não nos livramos do vírus, e talvez ele nunca nos deixe. Teremos que aprender a conviver com ele. Mas acredito que o mais importante é termos aprendido alguma coisa disso tudo. Uma, duas ou três lições importantes essa pandemia tem que deixar, especialmente para os serviços de saúde e para os profissionais que lá estão. Sem eles, aliás, não existe acolhimento, cuidado, tratamento, cura. Sem eles não existe nem morte digna.

Um dos grandes aprendizados, portanto, que temos que tirar disso tudo é que os profissionais de saúde valem muito. E precisam estar no centro dos debates, precisam estar seguros, precisam estar sadios e ter condições de trabalho dignas, acesso à programas de melhoria contínua e serem acolhidos por equipes de saúde mental que possam lhes trazer conforto quando tudo parecer sem saída. Não à toa, o mote da campanha mundial do Dia da Segurança do Paciente é: “trabalhador de saúde seguro, paciente seguro”.

* Daniela Fonseca é enfermeira e Diretora Assistencial da Projeto Home Care

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora