A importância do Serviço Social em home care

* Por Maria Antonieta Rulli 

O papel do assistente social é o de organizar as mais diversas questões sociais que em sua grande maioria interferem na evolução do tratamento do paciente. Todo o contexto familiar deve ser levado em consideração, visto que dadas interferências afetam inclusive a resposta clínica ao tratamento proposto. Trata-se de uma profissão de ajuda e apoio.

O trabalho já começa na análise do processo de desospitalização, sendo uma de suas tarefas avaliar o local para onde o doente será transferido. Por meio de entrevistas com os familiares e visitas à residência, informa os direitos e deveres de todos os envolvidos e propõe as melhorias necessárias no ambiente.

Contudo, acreditamos que uma das principais funções do assistente social dentro do home care é de atuar junto à equipe multiprofissional de atenção domiciliar, aproximando os profissionais, reforçando a necessidade de parceria no trabalho a fim de evitar conflitos, insatisfações, retrabalho e no fim, evitar e minimizar prejuízos a toda a cadeia assistencial.

Considerando a proximidade da família e a criação de vínculos positivos, é possível o assistente social mensurar a qualidade de atendimento prestado e identificar dificuldades técnicas e/ou operacionais, objetivando melhorar a satisfação do paciente e da família, além de promover a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas para todo o processo.

Diante da pandemia da COVID-19, onde todos os profissionais de saúde foram surpreendidos, o papel do assistente social torna-se mais essencial nas orientações aos familiares e na avaliação domiciliar, visando o total isolamento do paciente. Além disso, é ele quem acompanha a equipe multiprofissional no treinamento dos que estão na linha de frente, atuando junto ao paciente e à família.

O assistente social ainda é o responsável por manter um canal de relacionamento e atendimento sempre aberto, demonstrando profissionalismo e responsabilidade, mantendo a equipe multiprofissional informada, sempre comprometido na solução de possíveis conflitos

A atuação desses profissionais no período pós-pandemia será primordial para manter todas as necessidades supridas, a equipe multidisciplinar e família seguros e a fonte pagadora ciente das necessidades.

* Maria Antonieta Rulli é assistente social e gestora de Relacionamento Empresarial na Projeto Home Care

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: